Região amplia o número de leitos de UTI para Covid-19

22/09/2020

Conquista é resultado de parceria entre municípios, Estado e Governo Federal.

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva participou na última sexta-feira (18/09) da entrega dos cinco novos leitos de UTI Adulto no hospital Tramandaí. A conquista é resultado da parceria entre os 23 municípios da Amlinorte, o Governo do Estado do RS e o Governo Federal.

A solenidade contou com a presença do presidente da Amlinorte, prefeito Pierre Emerim da Rosa, de Imbé, do deputado estadual Gabriel Souza, do Diretor Geral da Fundação de Saúde Sapucaia do Sul que administra o Hospital de Tramandaí, Gilberto Barichello, além de secretários municipais e diretoria do hospital.

Os cinco novos leitos atenderão a demanda dos casos graves do coronavírus, pacientes que necessitam de respiradores. O Hospital, agora conta com 11 leitos UTI Covid.

Após a passagem do momento crítico da pandemia, esses leitos serão utilizados para outras situações clínicas que necessitam de cuidados intensivos, conforme combinado com o Governo do Estado.

Os 23 municípios do Litoral Norte repassaram ao hospital o valor de R$ 684.604,35 para aquisição de equipamentos e mobiliário. O Governo do Estado manterá as despesas de custeio (com pessoal e medicamentos) e o governo federal disponibilizou os respiradores para os leitos.

Daiçon parabenizou a Amlinorte e o Hospital pela importante tomada de decisão e agradeceu ao Estado, a União e as Câmaras de Vereadores dos municípios.  Lembrou que o hospital Santo Antônio também ampliou leitos, quantidade de respiradores e criou área específica de atendimento Covid. ”Junto com a nossa unidade Sentinela tem feito um trabalho importante no atendimento aos casos suspeitos e confirmados que necessitam de internação”, concluiu.

Fonte: ACS-PREFASAP