Projeto Só Cacarecos supre necessidades

20/10/2015

Na manhã dessa terça-feira, 20 de outubro, o Projeto Só Cacarecos realizou a coleta de móveis usados e entregou para uma família da localidade de Costa da Miraguaia, que foi fortemente atingida pela queda de granizo, perdendo toda a sua mobília, na última semana. O Só Cacarecos é promovido da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, com o Programa Permanente de Educação Ambiental.

Dentre os itens, foram doados colchões, cama, fogão, guarda-roupas, geladeira, panelas, roupas de cama, cobertores, poltronas, armário e outros. Os danos ocorreram em virtude do temporal que atingiu o município, na noite da última quarta-feira, 14, e danificou residências de diversas localidades, como Catanduvinha, Imbiruçu, Monjolo, Morro Agudo, Ribeirão, Macegão e Montenegro. Com a queda de granizo, telhados foram perfurados, destruindo, também, os móveis.

Desde então houve uma mobilização grande por parte da Defesa Civil e de voluntários, e foram criados dois abrigos. Um em Catanduvinha e outro na Miraguaia. Estes locais serviam de referência para as doações que chegavam vindas de outros pontos, como da Secretaria das Obras, Trânsito e Segurança, em que eram recebidas telhas e, também, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social para o recebimento de alimentos e materiais, além de outras mobilizações dos cidadãos.

O Projeto Só Cacarecos acontece em Santo Antônio desde maio de 2014, visando recolher móveis para que, mesmo depois de usados, possam ser reutilizados por pessoas que estejam precisando, além de possibilitar maior consciência ambiental na população, depositando os objetos inutilizados em local correto para descarte e não em locais impróprios, como beira de arroios e terrenos baldios.

Caso haja o interesse,  deverá ser realizado agendamento na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou  pelo telefone 3662-8434.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP