Projeto Raízes de Santo Antônio da Patrulha agora conta com site

15/07/2021

O projeto Raízes de Santo Antônio da Patrulha agora também está disponível de forma virtual! O site www.raizesdesap.com.br traz a história do nosso município através de registros e documentos.

No site você também tem acesso à trajetória do Raízes, evento que é realizado em Santo Antônio a cada 10 anos. O movimento reúne cidadãos que realizam as mais diferentes atividades nos municípios sediados na região nordeste do Rio Grande do Sul, como também os que se interessam por essa área e que desejam escrever sobre suas origens, evocar suas lembranças e recordar as ações dos seus antepassados.

Na 10ª edição do Raízes, em 1999, a Comissão Organizadora vislumbrou a necessidade de criar o evento local, para estimular o registro de memórias do município e a pesquisa da história local patrulhense. Assim foi criado o Raizinha, que você também pode conferir a edição de 2019 na íntegra no site do projeto.

A idealizadora do projeto Raízes é Véra Lucia Maciel Barroso. Por 30 anos ela coordenou os Encontros dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha e organizou suas obras. Tem inúmeras publicações editadas no Brasil e no exterior. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, do Grêmio Literário Patrulhense e da Associação dos Amigos do Museu Juca Maciel, entidade criada por sua família, a partir do acervo herdado do pai, historiador de Santo Antônio da Patrulha, falecido em 1987.

Para conhecer mais sobre a história de Santo Antônio da Patrulha, acesse o site www.raizesdesap.com.br!

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS