Programa Primeira Infância Melhor trabalha a coordenação motora

06/07/2020

O Programa Primeira Infância Melhor continua realizando as atividades, mesmo à distância para as famílias patrulhenses. As visitadoras têm usado a internet para se comunicar com pais e responsáveis para a realização de atividades que buscam o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida, fase considerada mais importante para a formação do indivíduo. Após realizar a atividades os pais enviam um vídeo para as visitadoras, mostrando o resultado.
O pequeno Joaquim, que mora no bairro Assis Brasil, de 2 anos e 7 meses, há mais de dois anos participa do programa. No vídeo ele realiza uma atividade proposta com a família, com o objetivo desenvolver a coordenação motora ampla/grossa.
A visitadora Rosimere Barcella relata a evolução do Joaquim. ”No início dos atendimentos ele era envergonhado. Quando eu chegava ele se escondia, tinha que ir convencendo aos poucos. Sendo assim, comecei a analisar o que ele mais gostava de fazer e  fui levando as atividades de acordo com isso. Por último, ele já vinha para ver o que eu tinha levado de novidade. Ele melhorou bastante a fala, onde  trabalhamos, o que se nota hoje grande evolução. Hoje ele já está bastante esperto e atento na realização das atividades”, comemora.
O outro menino, Maikael Leão Cardoso mora no bairro Santa Terezinha e mostra a atividade simples, com pregadores de roupa, buscando estimular a curiosidade e desenvolver a coordenação motora fina. Ele também responde bem às práticas propostas.
O PIM (Primeira Infância Melhor) consiste na orientação das famílias com atividades lúdicas específicas, busca-se a promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. O programa estadual é realizado pelo Município através das secretarias da Saúde, da Educação, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Cultura, Turismo e Esportes. O telefone para contato é 3662-5131.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP