Professores da Rede Municipal iniciam estudos para construção do Referencial Curricular

13/07/2018

Professores da rede Municipal estiveram reunidos para dar início aos estudos que têm como objetivo principal a construção do Referencial Curricular de Santo Antônio da Patrulha, a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II estiveram reunidos a noite do dia 10 de julho na Câmara Municipal de Vereadores,na EMEF Nossa Senhora de Fátima e na EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho, respectivamente.

Para abertura dos encontros, em cada um dos espaços citados, os professores tiveram a oportunidade de assistir palestras das coordenadoras pedagógicas do Município de Esteio, Joelma Guimarães, Joseângela Alves de Souza e Rosemeri Marques. Elas contribuíram com suas experiências sobre os estudos da BNCC e construção da Base Municipal Comum Curricular de Esteio.

Após as palestras, os integrantes do Comitê Gestor de Implementação da BNCC de Santo Antônio da Patrulha e professores iniciaram os estudos sobre as concepções de cada Etapa, Currículo, Metodologia e Avaliação para que sejam reelaborados os documentos que regram o fazer pedagógico escolar, como Regimento Escolar, Planos de Estudos e Projeto Político Pedagógico.

Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP