Primeira videocirurgia é realizada no hospital de Santo Antônio da Patrulha

28/05/2019

Aconteceu nesse sábado (25/05) pela manhã, a primeira cirurgia de Vídeo no hospital de Santo Antônio da Patrulha, hoje administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Realizada pela equipe do Dr. Antônio Carlos Weston, a cirurgia de vesícula foi um sucesso e motivo de orgulho para a Santa Casa, administração municipal e comunidade patrulhense.

De acordo com o médico “é uma grande satisfação em participar da evolução do Hospital de Santo Antônio da Patrulha. Parabéns a direção do Hospital, toda sua equipe e agradecimentos pelo apoio de toda a comunidade”, disse.

O prefeito lembrou que, “no inicio deste mês foi inaugurado o Tomógrafo e agora, como este novo sistema de Vídeo, o hospital qualifica ainda mais seus procedimentos cirúrgicos na região”. Ele disse que os recursos para aquisição do sistema de videocirurgia foram conquistados pelos patrulhenses na Consulta Popular. “Em primeiro lugar quero agradecer a nossa população pela conquista deste recurso e a Santa Casa por ter escolhido Santo Antônio da Patrulha. Agradeço também ao então secretário da Fazenda do Estado, Giovane Feltes, que em 2017 se empenhou em liberar os recursos para o Município na ordem de R$ 860 mil, com os quais estamos adquirindo outros equipamentos para o bloco cirúrgico, além do sistema de vídeo”.

Conforme a gerente do Hospital, Louise Chagas, o equipamento está disponível para pacientes, SUS, convênios e particulares. Está previsto o atendimento de 60 pacientes ao mês. As consultas pelo SUS são liberadas pela 18ª Coordenadoria de Saúde do estado e podem ser agendadas no Posto de Saúde Central. Para convênios e particulares, por meio do telefone 3214.8000.

Este tipo de cirurgia oferece muitas vantagens:

• O tempo cirúrgico da cirurgia videolaparoscópica é reduzido, quando comparado à cirurgia aberta convencional, diminuindo também o tempo da anestesia e, consequentemente, o risco anestésico;

• A dor também é muito menor porque os cortes são muito pequenos. Como a dor é muito menor, o paciente volta a andar, trabalhar, dirigir e fazer exercícios mais precocemente;
• A internação hospitalar é mais curta. Tudo isso diminui o risco de infecção pós-operatória;
• O sangramento praticamente não existe e o trauma cirúrgico é, incomparavelmente, menor;
• Como os cortes são pequenos, o resultado estético acaba sendo muito melhor, praticamente não ficando cicatrizes.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP