Primeira reunião do Conselhão discute revitalização da ERS-030

28/12/2018

Aconteceu na quarta-feira (26/12), a primeira reunião de formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Social de Santo Antônio da Patrulha/RS – CDES, o Conselhão, na Câmara de Vereadores. A viabilidade de um Termo de Cooperação com o DAER para que o Município possa operar na ERS 030 e em seu entorno num trecho de aproximadamente 7 km entrou em discussão.

A arquiteta Natália Costa, da Secretaria de Geral de Governo, Planejamento e Gestão fez a  apresentação do Plano Funcional, com imagens do projeto revitalização. Em seguida, algumas medidas já foram tomadas para acelerar o processo, como a formação de uma câmara temática formada por cinco pessoas representantes da comunidade, que irá se reunir o andamento do projeto.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva explicou que a criação do Conselhão constava em seu plano de governo e que somente agora conseguiu colocar em prática, pois alguns conselhos municipais estavam desativados. A reunião contou com representantes de entidades, da Prefeitura Municipal, do Ministério Público, de empresários e da população em geral, que aprovaram a o regimento interno, bem como da instituição da diretoria e dos membros do Conselhão.

O promotor público, Dr. Camilo Santana lembrou que o Município não tem gerência sobre a ERS 030, mas que está buscando uma solução e que isso deve ocorrer de forma consensual e o mais breve possível.

O Conselhão foi criado com o principal objetivo de democratizar a participação da sociedade de forma organizada, onde ela poderá contribuir com o poder público na escolha das prioridades.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito  Procuradoria Geral do Município