Prefeitura realiza controle de mosquitos Aedes no Cemitério Municipal

26/01/2017

Nos dias 18 e 19 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde, através dos servidores da Vigilância Ambiental, juntamente com as agentes comunitárias de saúde, realizaram vistorias para controle dos mosquitos Aedes no Cemitério Municipal.

Essas vistorias são realizadas rotineiramente, principalmente no período de verão, além de virar vasos com água parada, os agentes coletaram larvas de mosquitos para serem enviadas aos laboratórios da 18º Coordenadoria Regional de Saúde, em Osório. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, o veterinário Luiz Rogério Carvalho, até o momento não foram encontradas em Santo Antônio da Patrulha larvas de Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Os agentes da Vigilância Ambiental também solicitaram que as pessoas que visitam seus entes no cemitério, que não deixem água parada em vasos e que os recipientes que possuem telas ou grades, sejam trocados para não permitir a reprodução dos mosquitos nesse local.

Rogério ainda alerta sobre a importância dos cuidados nas residências. Ele explica que apesar da vigilância nesse sentido ser permanente, ninguém tem melhores condições de cuidar do seu pátio ou de sua propriedade do que o próprio dono. Não deixe água parada em locais como, pneus, potes de água dos animais (esses devem ser limpos regularmente), vasos de plantas, ou seja, em qualquer recipiente que possa acumular água.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP