Prefeitura quer aderir ao SISBI - POA

12/03/2018

Medida permitirá comercialização de produtos patrulhenses em território nacional

Com o objetivo de fomentar e qualificar a produção de origem animal em Santo Antônio da Patrulha, a prefeitura está buscando a implantação do SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Desta forma, o prefeito em exercício, José Francisco Ferreira da Luz e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, André Randazzo dos Reis conversaram nesta manhã com as servidoras da prefeitura de Glorinha, Sônia Brito e Lívia Braun, sobre a experiência já em andamento no município vizinho.

SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Outra vantagem, segundo Zezo, é que os produtores irão poder comercializar seus produtos para todo o território nacional.

O secretário Deco disse que atualmente, 13 estabelecimentos existentes em Santo Antônio da Patrulha poderiam aderir ao SISBI-POA. Ele explica que a maioria das empresas são cadastradas no SIM – Sistema de Inspeção Municipal, estando limitadas a comercializarem seus produtos apenas no município. “Isso pode auxiliar muito o produtor, principalmente o pequeno, seja de queijo, salame, carne, linguiça, leite, etc, que receberão a orientação necessária para expandir seus negócios”.

O Município irá se estruturar e capacitar servidores para trabalhar, auxiliando os produtores a se habilitarem no sistema.

Para conseguirem a habilitação, as empresas precisam atender aos requisitos de padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP