Prefeitura e Santa Casa assinaram contrato na sexta-feira (28/04)

02/05/2017

Na última sexta-feira (28/04) mais um passo foi dado para que a Santa Casa de Misericórdia assumisse a gestão do hospital de Santo Antônio da Patrulha. O contrato de gestão foi assinado pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva e pelo provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert.

Participaram da solenidade, diretores dos hospitais da Santa Casa, o vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, José Francisco Ferreira da Luz, o presidente do Legislativo, vereador André Selistre, a procuradora Geral do Município, Digiane Stecanella, os secretários municipais Ferúlio José Tedesco (Governo, Gestão e Planejamento), Magda Bartikoski (Saúde) e a vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde, Sonia Perlot, além da primeira dama, Aglaé Regina da Silva, que é diretora de planejamento da Secretaria de Saúde do Estado.

O diretor-geral e de Relações Institucionais da Santa Casa, Julio Flávio Dornelles de Matos explicou que o grupo pretende criar e praticar um modelo diferenciado de assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS), integrando horizontalmente o cuidado ao paciente desde a rede básica municipal de saúde até o atendimento hospitalar. Ele reforçou que trata-se de um projeto inédito no país e que todo o grupo está muito otimista. “É a primeira vez que a Santa Casa implementa este modelo de atuação”, destacou.

Falou ainda sobre a importância da participação da Universidade Federal de Ciências da Saúde (que tem 17 cursos) neste processo. ”Na medida em que estiver em funcionamento pleno, a ampliação dos espaços destinados ao ensino da saúde vai favorecer que o hospital se converta em um centro de referência de assistência para o Litoral Norte, uma das regiões que mais cresce em nível econômico no Estado”, explicou.

O provedor, Alfredo Guilherme Englert lembrou que a Santa Casa tem o melhor corpo clínico do Rio Grande do Sul, com hospitais de ponta e que é este padrão de excelência que será implementado no hospital patrulhense.

O prefeito Daiçon, emocionado, agradeceu a todos os envolvidos, em especial à equipe da Santa Casa que acolheu ideia de lançar em Santo Antônio da Patrulha este projeto inovador da área da saúde. Reforçou a importância do trabalho em equipe desenvolvido durante meses para que a parceria se concluísse. “Nossa população merece um atendimento digno na área da saúde e nos comprometemos com isso ainda na campanha eleitoral. Pesquisamos, buscamos, conversamos e sem dúvida, conseguimos o melhor para nossa cidade. Sabemos que estamos iniciando um processo importantíssimo na área da saúde pública, não só para Santo Antônio, mas para toda a região. Não se trata de um projeto somente para minha gestão enquanto prefeito. É um projeto para o futuro, para muitas gerações. Agradeço ainda o carinho e a dedicação com que a Aglaé batalhou por este resultado. Realmente foi a união de muitos esforços que nos permitiram chegar até aqui”, disse o prefeito.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP