Prefeitura e FGTAS mantém parceria

17/01/2017

A Agência FGTAS/SINE de Santo Antônio da Patrulha presta serviços gratuitos aos trabalhadores e empregadores. A intermediação de mão de obra é o principal serviço oferecido e envolve a captação de vagas de trabalho junto aos empregadores e o encaminhamento de trabalhadores para o preenchimento das oportunidades de emprego. A Agência aproxima empresas que necessitam contratar profissionais aos trabalhadores que buscam uma oportunidade. Entre as vantagens estão o encaminhamento de trabalhadores de acordo com o perfil buscado pela empresa, a divulgação das vagas, a possibilidade de selecionar trabalhadores para atuarem em outras cidades e de a unidade ceder espaço para a realização de seleções de emprego.

Para se candidatar às vagas, os trabalhadores devem se dirigir à Agência FGTAS/SINE, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Na oportunidade, o profissional é cadastrado no Sistema Mais Empregos. O atendente, então, verifica se há vagas abertas com o perfil do candidato. Em caso positivo, o trabalhador é encaminhado à empresa que disponibilizou a vaga para participar do processo seletivo. Após a finalização do processo, a empresa informa à unidade sobre a ocorrência de contratação ou não. De janeiro a novembro de 2016, a unidade ofertou 749 vagas e encaminhou 3.947 trabalhadores para oportunidades de emprego.

A Agência também realiza o encaminhamento do seguro-desemprego, auxílio financeiro concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. Os requisitos e os documentos necessários para requerer o auxílio estão disponíveis no site da FGTAS, no menu Serviços e Informações. No momento de solicitação do auxílio, é verificada a existência de vaga de emprego compatível com o perfil do profissional para que o mesmo seja reinserido no mercado de trabalho. O benefício é concedido somente quando não há vagas de emprego de acordo com o perfil do solicitante. O atendimento na Agência pode ser agendado através do site: http://www.fgtas.rs.gov.br/agendamento-seguro-desemprego.

Ainda, unidade encaminha as solicitações de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para confecção por parte da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS). O documento gratuito habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal e serve como comprovante para a obtenção de direitos sociais como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. A relação de documentos exigidos para encaminhar a Carteira de Trabalho está disponível no site da FGTAS, no menu Serviços e Informações. O atendimento na Agência pode ser agendado através do site: http://www.fgtas.rs.gov.br/carteira-de-trabalho.

Já para os artesãos a Agência oferece a Casa do Artesão, que expõe e comercializa peças artesanais. Está localizada junto à Agência FGTAS/SINE e integra as ações do Programa Gaúcho do Artesanato, que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. O programa é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site: http://www.fgtas.rs.gov.br/programa-gaucho-do-artesanato.

A unidade está localizada na Av. Coronel Vitor Villaverde, 126, e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O telefone para contato é o (51) 3662-6804.

FGTAS

A FGTAS é a instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Estado. Vinculada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), conta com o maior banco de dados de trabalhadores do Estado.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS