Prefeitura de Santo Antônio reprova repavimentações asfálticas realizadas pela Corsan

04/10/2016

A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), informa que a repavimentação de vias e passeios, referente às obras de implantação da rede coletora sanitária, na zona urbana do Município, com responsabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), apresentam qualidade reprovável.

De acordo com a vistoria realizada pelo Departamento de Engenharia Civil da Secretaria Municipal da Gestão e do Planejamento (SEGPA), há espaçamentos exagerados de pedras irregulares, acabamento irregular pela deficiente ou inexistente compactação da camada de assentamento das pedras, com a formação de saliências (quebra molas) e reentrâncias (calhas), do excesso de materiais, como, areia, saibro e solo, sobre a via, provocando o entulhamento das caixas e das tubulações pluviais. As vias com recuperação asfáltica, também apresentam irregularidades, como, saliências e reentrâncias acentuadas e também de tampas de caixas desniveladas.

O projeto, a execução e a fiscalização da obra, pelas empresas contratadas para a execução dos serviços de escavações, lançamentos de tubulações e das caixas de esgotos, bem como, a recomposição da pavimentação e passeios é de responsabilidade da Corsan.

Segundo o cronograma apresentado pela Corsan, são 63 ruas com execução da Construtora Sintra e 15 vias pela Construtora Pelotense.

Conforme o Departamento de Engenharia Civil, nenhuma via ou passeio pode ser recebido pelo Município, devido aos problemas apontados.

A Corsan foi notificada para correção da repavimentação das vias e passeios, conforme o Laudo de Vistoria. A notificação segue os termos do Contrato de Programa para Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento.

Procuradoria Geral do Município

Fonte: ACS/PMSAP