Prefeitura começa a implantar novo projeto de acessibilidade

14/05/2018

Município contou com o apoio da atleta paralímpica, Mônica Santos

A prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através da secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão iniciou nesta segunda-feira (14/05) a implantação de um novo projeto de acessibilidade no município. O trabalho começou no passeio da Av. Cel. Victor Villa Verde, esquina com a Rua Santo Antônio.

De acordo com o secretário Ferúlio José Tedesco, além de criar novas alternativas de acessibilidade, aquelas que já existem serão adequadas. “Temos algumas rampas para o acesso de cadeirantes que estão totalmente inadequadas, impossíveis de serem utilizadas com segurança”, explica.

Ferulinho diz que as obras iniciais estão voltadas para o acesso de cadeirantes, mas que o projeto contempla também, a acessibilidade para pessoas com necessidades visuais.

Além de respeitar rigorosamente a norma de acessibilidade, o secretário disse que o Departamento de Engenharia e Arquitetura (DEA) da secretaria teve o cuidado de ir a campo, com uma pessoa portadora de deficiência, para identificar erros existentes e atender, de forma eficaz suas necessidades com relação à acessibilidade nas ruas. Mônica Santos, que é cadeirante e também atleta paralímpica, é parceira neste projeto e apontou suas principais dificuldades de acesso. A experiência foi realizada no centro da cidade, onde se inicia a implantação do projeto.

O engenheiro Paulo Coutelle diz que a prefeitura quer auxiliar os empresários que procuram se adequar a norma de acessibilidade e, alerta para que, “antes de iniciarem uma obra nesse sentido, procurem a o DEA. Isso pode evitar construções equivocadas e consequentemente o desperdício de um investimento”, destaca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3662.8580.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

Fonte: ACS-PREFAP