Prefeitos não aceitam assumir Freeway

18/07/2018

Daiçon participou de encontro na Granpal para definição de providências

O prefeito Daiçon Maciel da Silva participou nessa segunda-feira (16/07) de uma reunião na Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre sobre o encerramento das atividades da Triunfo Concepa na FreeWay. Ele propôs à manifestação da Associação ao Ministério dos Transportes exigindo que a União se responsabilize pelos serviços na rodovia.

Representantes dos municípios de Gravataí, Guaíba, Cachoeirinha, Porto Alegre, Viamão e da Famurs discutiram um movimento para resolver a demanda repassada aos municípios, referente ao socorro em caso de acidentes, recolhimento de lixo, entre outros.

“Enquanto municípios, até que ponto vamos aceitar passivamente esta situação? Qual a garantia que temos de que em fevereiro teremos uma empresa contratada? Como atender acidentes com nossa SAMU, que não tem UTI? Sem falar do desemprego que ataca diretamente pessoas da nossa comunidade”, disse o prefeito Daiçon.

Com o fim dos pedágios Santo Antônio da Patrulha irá deixar de arrecadar em torno R$ 1.600 milhão até o final do ano. Além disso, terá que dar o atendimento de saúde ao longo dos 30 kms da rodovia que pertencem ao município. Não fomos avisados. É como se dissessem: “virem-se, prefeitos!’”

Para o presidente da Granpal e prefeito de Viamão, André Pacheco, a cobrança é indevida. “Os municípios não aceitam uma conta que não lhes pertence”, disse.

No encontro ficou definido que a Granpal irá trabalha por uma audiência imediata com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira. A entidade também acionará o Tribunal de Contas da União para verificar se, constitucionalmente, os orçamentos municipais podem arcar com despesas geradas sobre uma rodovia federal.

Daiçon reforça que o DNIT quer responsabilizar o prefeito por serviços não geridos por ele. “O Samu tem sua regulação estadual e os Bombeiros respondem ao seu batalhão”, explica.

Mais atribuições para os municípios

Perante o aceno de nova licitação em novembro, o secretário de Mobilidade de Gravataí, Alisson Silva, atenta para período eleitoral e de possível transição de governo. “Quem garante que esse processo será finalizado? Quem será responsabilizado de gerir a BR-290 no veraneio, quando triplica o movimento e há necessidade de abertura e organização da quarta pista?”, indaga.

O secretário de Meio Ambiente de Guaíba, Selito Carboni, disse que a prefeitura já tem abraçado o recolhimento de lixo na rodovia e, pelo aumento da demanda, já vê necessidade de mais médicos socorristas. O diretor de mobilidade da Famurs, Roberson Cardoso, informou que o presidente da Federação, Antonio Cettolin, fará interface sobre o assunto nesta terça-feira (17) com o ministro-chefe da Casa-Civil, Eliseu Padilha, em Brasília.

Fonte: ACS-PREFASAP