Prefeito visita alojamento provisório de estrangeiros

13/02/2019

De malas prontas, o senhor Jairo Antônio Ruiz se despedia do alojamento provisório para imigrantes de Santo Antônio da Patrulha na última sexta-feira (08/02). Ele é um dos 51 venezuelanos que vieram morar na cidade gaúcha em dezembro  do ano passado.

Com um emprego conquistado na Masal, uma das maiores empresas do ramo metal mecânico de Santo Antônio da Patrulha, Jairo agradeceu ao prefeito Daiçon Maciel da Silva, que visitava o local na ocasião, a oportunidade de “começar uma nova vida”. A esposa de Jairo conseguiu trabalho na unidade de calçados Picadilly, também instalada no município, o que faltava para que eles pudessem alugar uma casa e deixar o abrigo.

“Eles estão conquistando a independência financeira muito rápido, mais do que esperávamos. Ficamos felizes em vê-los iniciando uma nova vida”, disse a secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social de Santo Antônio da Patrulha, Ana Cristina Ramos Cardoso. Ela chama a atenção para a organização realizada para receber e acolher os estrangeiros, com o apoio do grupo de voluntários Tamo Junto.

De acordo com a secretária, a prefeitura ficou responsável por oferecer o local e a estrutura necessária, através da sua pasta e de sua equipe, mas a criação da Comissão de Acolhimento ao Estrangeiro e do grupo de voluntários fez toda a diferença para que os resultados positivos aparecessem

A diretora da secretaria, Monique Podilchuk diz que dos 51 venezuelanos que chegaram, 28 já deixaram o alojamento. Eles estão trabalhando nas mais diversas áreas, como supermercados, restaurantes, indústrias, casas de família, entre outros estabelecimentos. Ela diz ainda que todas as crianças em idade escolar serão matriculadas nas escolas do município e vão iniciar o ano letivo ainda no mês de fevereiro.

O prefeito ficou muito contente com tudo que viu e disse que se colocou no lugar dessas pessoas. “Só fico pensando: e se fosse comigo? Eu ia querer muito ser acolhido, ter essa chance! É muito bom ver a evolução dessas pessoas. Espero que sejam felizes e que possam reconstruir suas vidas da melhor maneira possível”, concluiu.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS/PMSAP