Prefeito reúne conselhos municipais de Santo Antônio da Patrulha para balanço de 2018

14/12/2018

Na tarde da última quinta-feira (13/12) o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, esteve reunido com representantes de todos os conselhos do município para fazer um resumo dos trabalhos do ano de 2018. De acordo com o prefeito, os conselhos têm papel fundamental para auxiliar nas decisões da Administração, bem como fiscalizar seus atos.

O Secretário Geral de Governo, Planeamento e Gestão Ferulio José Tedesco, falou sobre a importância da participação da sociedade nos conselhos, pois através destes o cidadão pode ter uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas. Citou como exemplo, o do plano diretor, que é ligado a sua pasta e que geralmente causa muitas dúvidas na população sobre áreas em que se podem colocar indústrias, comércios ou loteamentos.  Representantes do conselho de Meio Ambiente relataram as ações realizadas no ano de 2018, como a criação de Eco Pontos para recolhimento de material reciclado, mas segundo eles, ainda encontram resistência na área de logística reversa, por parte do comércio, que ainda não está recolhendo lâmpadas e pilhas usadas.

“Temos conselhos muito atuantes, infelizmente, alguns estavam enfraquecidos, mas durante este ano começaram a restabelecer as atividades” disse Daiçon.

Os conselhos municipais são formados por representantes da Prefeitura e da sociedade civil e contribuem para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões e discussões. São divididos em deliberativos, de caráter decisório sobre as suas funções;
consultivo, que tem a responsabilidade de julgar determinado assunto que lhe é apresentado e normativo que reinterpreta as normas vigentes como também e as cria.

Fonte: ACS-PREFASAP