Prefeito participa de audiência sobre o Residencial Santo Antônio

23/08/2017

MP propõe que Corsan e Construtora resolvam problemas de esgotamento sanitário em 30 dias

O prefeito Daiçon Maciel da Silva esteve em audiência na tarde de segunda-feira (21/08) para definir uma solução para a situação do Residencial Santo Antônio. Estavam presentes representantes da Caixa Econômica Federal, da Corsan e da construtora Conterra, responsável pelas obras do residencial. A mediação foi feita pelos promotores de Justiça Daniel Martin (MP/RS),  que é coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, e Dra. Graziela Veleda (MP/SAP). A audiência aconteceu no Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

Acompanhado do secretário Geral de Governo, Ferulio José Tedesco e da Procuradora Geral do Município, Digiane Stecanela, o prefeito defendeu a importância de unir esforços para a resolução do problema envolvendo a estação de tratamento de esgoto (ETE). Lembrou que desde janeiro está buscando um desfecho, reunindo as partes envolvidas. “A situação do residencial é ruim para os moradores, que estão sofrendo na carne os problemas, mas todas os entes saem prejudicadas se não encontrarmos uma solução”, afirmou.

Diversas alternativas foram debatidas a curto, médio e longo prazo. O promotor definiu que a Corsan e a empresa construtora (Conterra) devem entrar em acordo e apresentar uma solução emergencial para o esgotamento sanitário do residencial no prazo de 30 dias. Os ajustes necessários para que a ETE volte a funcionar, já sinalizada pela Corsan, ainda precisará de um tempo maior. Atualmente, para a retirada do resíduo, estão sendo utilizados caminhões Limpa-Fossa e essa medida deverá permanecer periodicamente, sob a responsabilidade da Corsan. Já a Caixa Econômica Federal se comprometeu em fazer reformas nos apartamentos térreos que apresentam problemas construtivos. O Município ficou encarregado de realizar um trabalho social, de conscientização com os moradores do residencial.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito