Prefeito discute o funcionamento da Unidade de Filetamento

03/07/2018

O prefeito Daiçon discutiu na manhã desta terça-feira com o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, uma nova alternativa para o funcionamento da unidade de filetagem.

Apta para entrar em funcionamento na gestão municipal 2009/2012, a unidade não iniciou as operações por problemas quanto a sua formação cooperativada. Os recursos na ordem de R$ 319 mil, foram captados pelo município patrulhense junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da piscicultura familiar nos municípios da região do CONSAD – Consórcio de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento local.

Hoje, a prefeitura busca a utilização do local. O vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, representantes da Emater municipal e estadual também participaram do encontro, bem como os secretários municipais, André Randazzo dos Reis (Agricultura e Meio Ambiente) e Ferulio José Tedesco (Governo, Gestão e Planejamento). Na ocasião, foi consenso entre os presentes as dificuldades de bom funcionamento em sistemas semelhantes, em associação, em função das peculiaridades de cada produtor.

Daiçon disse que a unidade pode ser aproveitada para outro tipo de produto, mas pediu o auxílio técnico do Estado, com a expertise da Emater para o bom uso deste espaço, que foi implantado com recursos do governo federal. “Passaram-se quatro anos sem que uma atitude fosse tomada para o funcionamento daquela unidade, então, assim que assumi novamente o mandato, em 2017, venho trabalhando nesse sentido, conforme está registrado em nosso programa de governo”, explicou o prefeito.

Ficou acertada no encontro, a avaliação da situação atual da unidade de filetamento e também um novo chamado aos municípios que participaram do início do processo para confirmar o interesse dos mesmos ou não em empreender no município. Minetto se colocou à disposição na busca de uma solução e também de verificar alternativas de investimentos naquele local que pode ser muito importante para o desenvolvimento do agronegócio.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP