Prefeito assegura licença maternidade de seis meses para servidoras em 2018

08/06/2017

“Sou pai de quatro filhos, minha mulher sempre trabalhou, amamentou com muito orgulho, então, eu sei da importância que tem um período maior da mãe com seu filho para o desenvolvimento da criança”. A frase é do prefeito Daiçon Maciel da Silva, durante reunião realizada em seu gabinete com vereadores sobre a ampliação do período da licença maternidade às servidores para seis meses.  Daiçon completou dizendo: “apesar deste entendimento, não posso agir sem planejamento, sou gestor. Realizamos os estudos necessários e a licença maternidade com seis meses de duração poderá ser concedida a partir de março do ano que vem”.

Participaram da reunião a procuradora geral do Município Digiane Stecanella, a secretária da Administração e Finanças Cléia Airoldi, o diretor da secretaria Geral de Governo, Gestão e Planejamento, Paulo Neves, os vereadores Marcelo Gaúcho (autor da indicação), Jair Beloli, Rodrigo Massulo e Valtair Andrade.

O prefeito explica que maioria das servidoras que possivelmente gozaria dessa licença está concentrada na Educação Infantil e que é preciso ter pessoal para fazer a substituição. Ele disse que todos os concursados e funcionários de processo seletivo para exercer os cargos nessa área já foram chamados, e que somente mediante a realização de um novo concurso púbico poderá fazer as devidas contratações. “se coloquem no lugar do gestor, não posso tirar a professora da sala de aula para ter mais tempo com seu bebê se alunos ficarão desassistidos”, argumentou o prefeito.

Daiçon disse que para ampliar o período de licença, irá abrir concurso público para a área da Educação e aproveitará recursos previstos para o final do ano, como o da repatriação e do ISS, oriundos da utilização do cartão de crédito. Além disso, através da Secretaria Municipal da Administração e Finanças e da Procuradoria, um projeto de Lei será elaborado, com regramento necessário para que o Município possa atender as mães sem prejudicar o atendimento ao cidadão.

Fonte: ACS/PMSAP