Prefeito Daiçon participa de encontro com candidatos ao Piratini

03/09/2018

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha participou nessa quinta-feira (30) de um encontro com candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu durante a Assembleia especial do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), na sede da entidade na capital. “Foi uma boa oportunidade para prefeitos e lideranças conhecerem as propostas para a região e para o Estado”, disse o chefe do Executivo patrulhense.

Participaram do evento os candidatos Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT) e Júlio Flores (PSTU). Cada um teve 10 minutos para falar sobre sua trajetória pessoal e política, além de expor visões e projetos para áreas como mobilidade urbana, segurança pública, saneamento básico, iluminação pública, saúde e outros temas.

Todos afirmaram ter compromisso com o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida da população, além de destacarem a importância da iniciativa do Consórcio. Também receberam um documento da entidade com propostas e reinvindicações das lideranças regionais.

Outro assunto abordado pelos prefeitos e pelos candidatos foi a necessidade de uma partilha mais equilibrada dos recursos. “Mais da metade desses recursos fica concentrada na União, em torno de 25% nos estados e só o que sobra vai para os municípios. É preciso haver uma distribuição mais equilibrada”, defendeu o presidente do Conselho de Prefeitos da Granpal e prefeito de Viamão, André Pacheco.

Os prefeitos tiveram a oportunidade de manifestar suas reivindicações aos candidatos. Daiçon chamou a atenção para a melhoria e ampliação da ERS-030 e projetos para acessos asfálticos. Ele também falou sobre a ampliação de monitoramento/cercamento eletrônico e da importância para Santo Antônio da Patrulha, de estar vinculada à região metropolitana no que se refere aos serviços ligados ao Estado, nas áreas da Saúde, Educação e Segurança, por exemplo.

Prefeito de Cachoeirinha e vice-presidente da Granpal, Miki Breier cobrou que a discussão do novo Pacto Federativo não fique restrita ao período eleitoral.

Acompanhado pelo diretor executivo da Granpal, Dédo Machado, o presidente André Pacheco se mostrou satisfeito com o resultado do encontro. “Esta é uma entidade pluripartidária e aberta ao diálogo. Por isso, não criamos um clima de confronto, mas sim um espaço para expor informações e ideias, no qual os candidatos puderam dizer o que farão, se eleitos, por nossa região e pelo Rio Grande do Sul”, concluiu.

Gabinete do Prefeito