Prefeito Daiçon discute temas importantes com presidência da FAMURS

24/01/2019

O prefeito Daiçon Maciel da Silva esteve, na manhã desta quarta-feira, 23, na sede da Famurs, onde foi recebido pelo presidente da associação, Antonio Cettolin e o coordenador-geral da entidade, Darci Lauermann. Durante o encontro, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as dificuldades financeiras dos municípios foram alguns dos temas tratados.

A visita de cortesia do prefeito tratou de diversos assuntos relacionados ao municipalismo, principalmente sobre as ODS, que são uma agenda mundial da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, possuindo ações mundiais previstas nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, cidades sustentáveis, entre outros. Daiçon sugeriu que a Famurs realize uma capacitação sobre esse assunto para os gestores municipais, através da escola de gestão da Famurs e/ou através do PENUD/ONU que é um programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.

A possibilidade de criar um fundo municipal com aporte estadual e federal para prevenção de desastres naturais, como vendavais e temporais e seus eventuais prejuízos, também foi um assunto abordada pelo prefeito. “É importante que os municípios estabeleçam políticas próprias para os casos de urgência. Atualmente existem procedimentos burocráticos a serem seguidos, que fazem com que os recursos demorem a chegar até nós e muitas vezes nem chegam”, afirmou Daiçon.

As expectativas em relação ao novo Governo Estadual é uma das pautas prioritárias da atual gestão da Famurs, principalmente em relação ao atraso do repasse do Estado para os municípios na área da saúde, segundo Cettolin. O assunto do asfalto entre os municípios e, no nosso caso, o de Santo Antônio e Caraá e a luta pela sua conclusão também entrou na pauta da associação, além dos repasses da consulta popular 2018, que devem ser pagos ainda esse ano. Outro problema a ser considerado é o transporte escolar para o ensino médio, que devido ao repasse do governo do Estado não ser suficiente, 22 munícipios pararam de fazer estes deslocamentos.

Daiçon, Cettolin e Darci por fim discutiram sobre as dificuldades financeiras que passam, em relação aos seus orçamentos, em decorrência da queda de receita na grande maioria dos municípios brasileiros.

Fonte: ACS-PREFASAP