Posto Menino Deus é Laboratório para a Planificação de Atenção à Saúde

27/10/2017

O posto de Saúde do bairro Menino Deus foi escolhido como laboratório para a Planificação de Atenção à Saúde. Além de Santo Antônio, outras três unidades na região do Litoral Norte foram selecionadas pela 18ª Coordenadoria de Saúde e pelo CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), por possuírem características favoráveis para a implantação do programa, tais como, número considerável de ESFs já implantados, estrutura dos postos de saúde, entre outras características.

A Planificação da Atenção à Saúde é uma das principais estratégias da Secretaria Estadual da Saúde para efetivar o acesso dos usuários a serviços de saúde com maior qualidade, por meio do apoio à organização dos processos de trabalho, definições de fluxos na Rede de Atenção à Saúde e pactuações para melhores resultados.

Durante a quarta-feira (25/10) o posto de saúde Menino Deus recebeu a representante do CONASS, Eliana Chomatas, representantes da 18ª Coordenadoria de Saúde de Osório e da 15ª Coordenadoria de Palmeiras das Missões, além dos tutores dos municípios da região do Litoral que serão os multiplicadores do programa em seus municípios.

Conforme o tutor de Santo Antônio da Patrulha, o odontólogo da secretaria municipal da Saúde, George Antoniazzi, pela parte da manhã o posto esteve aberto e o grupo que participa da planificação companhou as rotinas e verificou possíveis desconformidades. Na parte da tarde, o grupo se reuniu para discutir o levantamento realizado e melhorias foram propostas.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva esteve com a equipe de trabalho e agradeceu a presença do CONASS no município. “É muito importante termos este olhar, buscando qualificar nossos serviços, mudar o que for preciso para melhor atender a população”.

Eliana elogiou o funcionamento e a estrutura do posto e disse que algumas mudanças para melhorar o atendimento podem ser realizadas sem custo. “Temos muitas coisas boas aqui, gabinete odontológico, nutricionista, psicóloga, então, estou muito otimista com o trabalho que iremos realizar”, declarou.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP