Peixe & Cia acontece no próximo domingo

09/12/2015

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha vai promover no próximo domingo, 13, o 1° Peixe & Cia, às 12h no Salão Comunitário de Barro Vermelho, apoiado pela Emater/RS. O ingresso deve ser adquirido antecipadamente, pelo valor de R$ 25,00.

O evento contará com um almoço completamente à base de peixe, com carpa assada, pirão de peixe, filé frito, escondidinho e salpicão de tilápia, arroz e saladas, visando incentivar esta cadeia produtiva, a comercialização e o consumo do produto. Membros da Secretaria da Agricultura e da Emater foram até Taquara no mês de novembro, onde ocorre há 15 anos um projeto semelhante.

Segundo o Secretário Dirceu Machado, este segmento possui um grande potencial de crescimento. “Queremos que nossos piscicultores sejam incentivados e prestigiados não apenas na Semana Santa, quando acontece a Feira do Peixe Vivo em diversos pontos do município. Além da fomentação da comercialização do produto, devemos lembrar que, assim, estamos propondo uma alimentação mais saudável às pessoas”, destaca.

O peixe é rico em proteínas especiais, capazes de fornecer a maioria dos aminoácidos essenciais, que o corpo do ser humano não consegue produzir. Contém vitamina B1, responsável pelo controle das enzimas envolvidas nas reações químicas que degradam a glicose para o fornecimento de energia. Possui, além desses nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, o ômega 3 (tipo de gordura não saturada) que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose, auxilia no desenvolvimento cerebral e, por agir nas células nervosas, o ômega 3 encontrado no peixe pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.

Os ingressos serão vendidos antecipadamente. Maiores informações pelos telefones 3662-8427 e 3662-1344, com a Secretaria da Agricultura e a Emater/RS, respectivamente.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP