Patrulhense fica no Top 10 na etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em CR

01/04/2019

Patrulhense fica no Top 10 na etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em CR

A patrulhense Mônica Santos foi uma das vencedoras na etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cadeirantes e Amputados (IWAS, sigla em inglês). A Copa encerrou no dia 24 de março na Itália. Além da atleta paraolímpica patrulhense, sete participantes da Seleção Brasileira competiram no evento, com destaque para Jovane Guissone e Mônica, que alcançaram o Top 10 em suas respectivas armas.

A competição contou pontos para o ranking de classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Mônica, de 36 anos, ficou em décimo lugar no florete da classe B, para atletas com menor grau de comprometimento. Outro destaque foi o também gaúcho Jovane Guissone, 36, que conquistou o sexto lugar na espada da classe B. Vale ressaltar que foi nesta arma que Jovane conquistou o título paralímpico nos Jogos de Londres 2012.

Segundo o Ivan Schwantes, técnico da esgrima paralímpica nacional, o Brasil teve uma boa participação e, apesar de não ter alcançado o pódio, pode colher bons frutos do evento. "Todos os atletas somaram pontos para o ranking, e esse é o objetivo, somar pontos classificatórios para Tóquio 2020. Então, no geral, foi um bom resultado, uma boa competição para o Brasil", disse.

Mônica está comemorando a vitória, que segundo ela a credencia para a maior competição de todas. “Tive uma excelente prova, estou entre as 10 melhores do mundo. Estou mega feliz e segurando a vaga de Tóquio 2020”, disse.

Essa foi a segunda etapa da competição. A anterior havia sido sediada em fevereiro, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Esse ano, entre os dias 17 e 23 de setembro, acontecerá o Campeonato Mundial da modalidade, em Cheongju, Coréia do Sul, e as próximas etapas já têm data e local para ocorrer. A terceira e próxima etapa será no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 21 a 25 de maio. A quarta etapa vai acontecer em Varsóvia, na Polônia, em julho e em novembro, a quinta e última parada dos atletas será em Amsterdã, na Holanda.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE