Patrulha Animal de Santo Antônio em ação

31/01/2020

E o Programa Municipal de Bem Estar Animal – Patrulha em Ação realizou diversas ações nos últimos dias. Além da aplicação de medicamentos em cães para tratamento de pulgas e carrapatos, na segunda-feira, foi feita a entrega de sacos de rações no canil do Sr. Santin, que faz um trabalho voluntário, onde abriga 150 cães de rua.

Lançado no mês de dezembro de 2019, o programa que está vinculado à secretaria municipal da Saúde, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, trata-se de uma iniciativa inédita com o objetivo de promover políticas públicas para os animais, inclusive com aporte de recursos.

Conforme o coordenador, Luis Rogério Gomes, o programa se aplica também a animais de grande porte e ações que já são realizadas pelo Setor serão implementadas ao Patrulha Animal.

A médica Veterinária, Dra. Endiana Portal, contratada pelo Município para atuar no programa, diz que entre as ações previstas no documento estão: campanhas de conscientização sobre posse responsável, não abandono e mutirões de castração.  Participação em eventos como o Domingo Cultural, feira de adoção, orientação veterinária e parceria com empresas também estão previstas. Ela explica que as ações foram planejadas em conjunto com representantes do poder público e também da sociedade civil, com uma contribuição importante de áreas ligadas à causa, como ongs e também empresários do setor.

O secretário da Saúde agradece o empenho de tantas pessoas neste projeto. Ele conta que o recurso para a referida compra da ração é oriundo de emenda impositiva dos vereadores André Selistre e Rodrigo Massulo para a ONG Animal Schelter. A orientação para a distribuição é da própria ONG, que também aponta a ONG 4 Patas, para receber os pacotes de ração.

Mais informações sobre o Programa Municipal de Bem Estar Animal – Patrulha Animal pelo telefone: 3662.1639, Ramal 22.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA