Palestra sobre Gestão e Sucessão Familiar marca o encerramento da Semana da Agricultura

31/07/2017

Em comemoração ao Dia do Agricultor, nesta sexta-feira (28/07), o encerramento da programação foi marcado pela palestra Gestão e Sucessão Familiar, ministrada pelo diretor Técnico da Emater/Ascar, Lino Geraldo Vargas Moura.

O evento contou coma presença do secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto, além do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Fernando Missel, do gerente Regional da Emater, Ademir Santin e representantes do Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha e do Instituto Riograndense do Arroz e de agricultores.

Lino abordou a dificuldade em manter o jovem no campo, trabalhando com a família. Diz que a cada dia a população no meio rural diminui, mas, em contrapartida mostrou gráficos que comprovam o aumento da produção de 187% nos últimos 10 anos. Apontou uma série de fatores para esse crescimento, entre eles a mudança de hábitos alimentares e o aumento da expectativa de vida. Com isso, o palestrante chamou a atenção para as boas perspectivas do mercado da agricultura e pecuária. Apesar das estatísticas, ele considera que o agricultor precisa se desenvolver mais e acreditar no seu potencial. ´’É preciso aproveitar oportunidades, as políticas públicas que são oferecidas, como cursos, programas de crédito, etc”, explicou,

Minetto disse que o governo do Estado quer estar junto com as prefeituras, prestando a assistência técnica e rural, buscando o desenvolvimento dos municípios gaúchos. O secretário cumprimentou o município de Santo Antônio da Patrulha pelo trabalho que vem desenvolvendo na área, sendo inclusive uma referência.

O prefeito agradeceu as entidades envolvidas na organização da Semana da Agricultura, que desde a segunda-feira contou com palestras e oficinas com o objetivo de levar aprendizado ao patrulhense. Desde a segunda-feira, temas importantes foram compartilhados com palestras e oficinas, tais como: Atividades do Senar no município de Santo Antônio da Patrulha, Apicultura, Preparo de Caldas e Homeopatia Animal.

A Semana da Agricultura foi uma realização da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater/Ascar, com o apoio do Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha e do Instituto Riograndense do Arroz.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PMSAP