Paciente confirma positivo para Covid 19 em Santo Antônio da Patrulha

08/05/2020

Um homem de 33 anos recebeu o resultado positivo para Covid 19 em Santo Antônio da Patrulha nesta quinta-feira (07/05). Ele passa bem, e está em isolamento há 10 dias com sintomas de síndrome gripal leve. Membros da sua família também permanecem em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica desde o dia 27 de abril.

Este é o 5º caso confirmado no município. Além dos dois casos divulgados e curados, outras duas pessoas testaram para a Covid em laboratório particular, que informou a Vigilância em Saúde do Município nessa quarta-feira. Conforme a coordenadora do setor, Rosimeri Numer, os pacientes que decidiram fazer o exame por conta própria tiveram sintomas de síndrome gripal ainda no final do mês de        fevereiro e se recuperaram. Agora resolveram fazer o teste que confirmou a presença do vírus, mas já sem risco de contágio. “Estudos comprovam que aquele exame pôde detectar que o vírus esteve presente no organismo até dois meses depois do surgimento dos sintomas”, afirmou Rosimeri.

O paciente que está com a Covid 19 informou que não viajou recentemente e não teve contato com pessoas que viajaram ou que estivessem gripadas. É possível que ele tenha se contaminado por não seguir as orientações sanitárias. Por isso Rosimeri reforça a importância de manter o distanciamento social, sair de casa se realmente for necessário, usar a máscara se for sair e higienizar as mãos frequentemente.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-Prefasap