PIM continua atendendo durante a pandemia

08/06/2020

O programa PIM  -  Primeira Infância Melhor de Santo Antônio da Patrulha continua realizando suas atividades e levando atendimento para dezenas de famílias, apesar da Pandemia. Com uma metodologia que consiste em visitas domiciliares, integrantes do programa tiveram que se reinventar para continuar entrando nos lares de patrulhenses, conforme relatou a coordenadora do programa, Camila Santos.

Camila diz que das 90 famílias que o Programa atende hoje em Santo Antônio da Patrulha, 60 aproximadamente estão sendo atendidas virtualmente. Para aquelas famílias que não têm acesso à internet, o programa está mantendo o atendimento via telefone.

“Com o atendimento virtual, mantemos as atividades do PIM, os visitadores realizam os planejamentos e enviam vídeos pelo WhatsApp para as famílias explicando como realizar aa atividades com as crianças. Depois de realizadas, a família encaminha outro vídeo mostrando como as atividades foram realizadas. Tem dado muito certo e assim não deixamos de estimular as crianças, nesta fase tão importante do desenvolvimento infantil”, explicou a coordenadora do PIM local, Camila Santos.

As famílias estão aprovando a forma possível de atendimento neste momento de calamidade pública. Conforme a mãe da Lívia Santos de dois anos, “através do PIM, a minha bebê está desenvolvendo atividades repassadas pela professora, que ajudam a desenvolver sua coordenação motora, e mesmo à distância estão sendo super importantes para isso”, relatou Karine Ferreira Santos.

O PIM (Primeira Infância Melhor) é um programa estadual, realizado em Santo Antônio da Patrulha há 17 anos, através das secretarias municipais da Saúde, da Educação, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Cultura, Turismo e Esportes. Em 2017, aliou-se a esse programa o Criança Feliz, do governo Federal, ampliando o atendimento a crianças de 0 a três anos. Os programas PIM/Criança Feliz consistem na orientação das famílias, por meio de visitação domiciliar semanal. Com atividades lúdicas específicas, busca-se a promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando o contexto cultural, necessidades e interesses da família. O telefone para contato é 3662-5131.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP