Ouvidoria da prefeitura tem boa procura

01/10/2019

No mês de agosto de 2019 a Ouvidoria da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha realizou 38 atendimentos. Na ouvidoria SUS – Sistema Único de Saúde foram feitas 6 reclamações e 3 denúncias. Conforme a servidora Vivian Lima Reis, responsável pela Ouvidoria municipal e também pela ouvidoria SUS, há uma boa procura. “Com o tempo a demanda está aumentando cada vez mais. Em abril, completamos um ano de implantação e mais de 470 atendimentos foram realizados, sendo 64 desses destinados ao ouvidor SUS.”

Em agosto, a maioria dos atendimentos foram solicitações, 19 no total e em segundo lugar ficaram as denúncias, 11. “Ainda tivemos denúncias, reclamações, informações e elogio.

Vivian ressalta que protocolar a solicitação é importante para que o cidadão possa acompanhar o andamento.  “A ouvidoria é a voz do povo na gestão pública, ou seja, é o canal correto de comunicação entre o cidadão e o poder público. A partir dos registros da Ouvidoria o Município tem condições de identificar demandas e vai procurar atende-las”, explica.

Com a ouvidoria, o contribuinte pode fazer denúncias, reclamações, solicitar informações, sugerir sobre qualquer assunto relacionado ao município. Segundo a responsável pela ouvidoria, a servidora, é necessário que o usuário sempre se identifique e deixe seus contatos para que seja possível retornar. Ela lembra que o atendimento da ouvidoria é mantido em sigilo.

As manifestações podem ser realizadas através de diversos canais. No site da prefeitura (www.pmsap.com.br) clicando nos links “ouvidoria/contato” e preenchendo um simples questionário, ou diretamente pelo e-mail ouvidoria@pmsap.com.br. Também é possível fazer contato através do telefone 3662-8424. A Ouvidoria SUS pode ser contada pelo 08000 645 0644 ou pelo e-mail ouvidoriasus@pmsap.com.br. Ambos os atendimentos podem ser feitos pessoalmente, junto ao protocolo da Prefeitura Municipal, no horário de funcionamento, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas.

Fonte: ACS-PREFASAP