Operação Verão na Lagoa dos Barros termina com resultado positivo

06/03/2020

Temporada tranquila e segura. Esse foi o balanço feito pelos cinco guarda-vidas que atuaram na Operação Verão no Balneário Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha. O período (que se estendeu de 20 de dezembro de 2019 a 1º de março de 2020) contou, também, com balneabilidade própria em sua totalidade.

As informações foram dadas à secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha, e ao diretor de Cultura e Turismo, Márnei Consul, pelos guarda-vidas Rodrigo Otaviano Alves Borges, João Pedro Carvalho dos Santos, Diego de Simone Correa, Igor Silvia da Silva e Francisco Andrade de Moura. Cada um deles é de uma cidade diferente: Pelotas, Caxias do Sul, Parobé, Osório e Santo Antônio da Patrulha. Mesmo assim, relataram que foram muito bem acolhidos pela comunidade local, contando com ótimas condições de trabalho.

Ao todo, foram feitos 16 salvamentos, como o da menina Iasmin, de 7 anos. “O atendimento deles foi excelente, estão de parabéns”, contou o pai da menina, Luís Fernando da Silva. Dentre os salvamentos também, houve o de um bebê que acabou se distanciando da orla numa boia inflável e o de uma menina de 13 anos, de Esteio, que estava num “stand up” a 200m do balneário, levada pelo vento.

O guarda-vidas Borges sintetiza o trabalho de todos: “Nossa principal atuação é na prevenção e na orientação. Por isso, a troca do nome para ‘guarda-vidas’, não mais ‘salva-vidas’. O veraneio na Lagoa dos Barros foi tranquilo, e tivemos ótima aceitação por parte da comunidade ao redor. Ficamos contentes por ter atuado aqui de domingo a domingo e, dentre outras situações, por termos visto crianças de programas sociais visitando o local pela primeira vez, podendo contar com nossa vigia. Desejamos a todos os frequentadores que o término do verão seja prazeroso e que, mesmo sem nossa presença, a atenção ao entrar na lagoa seja dada”.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS