Obra de duplicação da ERS-030 no perímetro urbano começa nesta segunda (18)

12/04/2022

Uma demanda antiga da comunidade patrulhense vai, enfim, virar realidade. Neste domingo (10), o Prefeito Rodrigo Massulo assinou a ordem de serviço que autoriza o início da duplicação do 1º trecho da ERS-030 no perímetro urbano. Com a outorga, os trabalhos começam a partir de segunda (18). A obra completa será realizada em três trechos, somando 2,2 km de extensão e totalizando um investimento de mais de R$ 18 milhões.

A assinatura do termo foi efetivada durante o Domingo Cultural. No ato, Massulo destacou que esse é um resultado de anos de trabalho, incluindo de várias administrações anteriores. “É um dia histórico e de muita alegria para toda a comunidade, que sonhou, por mais de uma década, com esse acontecimento. Como vocês podem ver, somos, sim, a terra dos sonhos, mas dos sonhos realizados, materializados. São sementes plantadas por quem veio antes de nós e que hoje, vão beneficiar a quem hoje está circulando, trabalhando, estudando, gerando renda e fazendo a nossa abençoada Santo Antônio da Patrulha uma cidade tão encantadora”.

Um detalhe importante é que a execução da obra conta com a parceria de CEEE e Corsan, para a adequação das redes elétrica, hidráulica e de esgoto que existem no local. A adaptação destas estruturas em paralelo com a duplicação evita a necessidade de futuras obras específicas para este fim, resolvendo estas questões em uma única empreitada conjunta. “Uma obra dessa magnitude causará dias de transtorno, de trânsito interrompido e de máquinas trabalhando, mas esse trabalho conjunto com a CEEE e a Corsan reduzirá bastante a inconveniência para a população", explicou Massulo.

As etapas da obra

O 1º trecho da duplicação tem 347m de extensão, permeando a Rua Francisco José Lopes, dos números 685 a 317, entre as Lojas Taqi e a Farmácia Muniz. Nesta etapa, serão investidos R$ 2,4 milhões. R$ 1,8 milhão vem do Ministério do Desenvolvimento Regional e R$ 600 mil de contrapartida dos cofres municipais. Estes recursos foram captados junto ao Ministério em 2019, com intermediação do Deputado Federal Alceu Moreira.

O 2º trecho foi uma articulação da administração municipal junto ao Governo do Estado, por meio do programa Pavimenta RS. Nesta etapa são 199m de duplicação, se estendendo pela Francisco José Lopes, do 317 ao 156, da Farmácia Muniz até as Lojas Colombo. Esta parte da obra será licitada ainda neste mês de abril. Os valores investidos serão de R$ 915 mil, sendo que R$ 480 mil são a parte do Município, com auxílio fundamental do então Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato.

O 3º trecho é o mais longo, abrangendo 1.170m da Francisco José Lopes, 156, até a Avenida Coronel Victor Villa Verde 1259, das Lojas Colombo a Rótula das Bandeiras. Também está inclusa nesta etapa a duplicação de mais 480m, na Francisco José Lopes, da extensão entre os números 685 e 1.134, das Lojas Taqi até o CRVA. Nesta parte do projeto ainda estão previstas obras em algumas ruas estratégicas da cidade. O investimento em todos esses empreendimentos será de R$ 15 milhões, obtidos em financiamento junto a Caixa Federal, sendo R$ 10 milhões destinados diretamente para a duplicação.

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito