OSPA abre programação de aniversário do município com espetáculo emocionante

29/03/2017

A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem ficou lotada na noite de 28 de março para receber o grande concerto da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). O evento abriu a programação em comemoração aos 206 anos de instalação do Município de Santo Antônio da Patrulha, celebrado no próximo dia três de abril.

Na abertura, o prefeito Daiçon Maciel da Silva agradeceu ao governo do Estado, a Secretaria de Estado da Cultura e a Corsan, que patrocina a “Série Interior” de concertos da OSPA. “Assim a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, com o apoio da paróquia da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na pessoa do Padre Vilson, conseguiu presentar os patrulhenses com essa importante programação cultural”, disse.

Daiçon ainda aproveitou o momento para anunciar o que, segundo ele, é o maior presente para Santo Antônio da Patrulha: “a assinatura do contrato com a Santa Casa de Misericórdia para gerir o nosso hospital. Estamos muito felizes em poder dar essa notícia, não foi fácil. Desde o ano passado estamos lutando para isso, mas em abril, a Santa Casa estará definitivamente administrando o hospital e sabemos que o atendimento de saúde vai melhorar muito para os patrulhenses”, comemorou.

O secretário de Estado da Cultura Victor Hugo Alves da Silva destacou a importância do investimento em cultura e disse que se sentiu emocionado ao ver tantas pessoas buscando arte “uma característica de Santo Antônio da Patrulha”, completou. Agradeceu a Corsan que apoia essa iniciativa da OSPA de institucionalizar sua presença no interior do estado.

Sob a regência do maestro Evandro Matté, 55 músicos apresentaram no repertório composições orquestrais tradicionais, música gaúcha e obras inspiradas em ritmos de dança – valsa, polca, ritmos afro-brasileiros e tango. A Abertura da ópera “La Forza Del Destino, de Giuseppe Verdi (1813-1901), e aAbertura Coriolano” de Ludwig Van Beethoven (1771-1827) deram início ao programa.

Os pontos altos do espetáculo foram os solos do músico patrulhense Samuca do Acordeon. Ele recebeu aplausos fervorosos do público, que se emocionou com sua apresentação. Samuca, que além de ser um orgulho para os patrulhenses, devido ao seu talento e sua trajetória musical, também é querido pela simplicidade e simpatia. Ele interpretou o trecho do “Concerto para Acordeon e Orquestra” de Radamés Gnatalli (1906-1988), compositor gaúcho, e um arranjo de Tasso Bangel para a “Fantasia Brasileira nº5”.

Samuca vem participando dos concertos da Série Interior 2017 da OSPA, e se apresentou também no município de Cachoeira do Sul, no último dia 25. Para ele tocar com a OSPA, além de ser uma honra, exige muita responsabilidade, pois a orquestra, que é a segunda mais antiga do país é reconhecidamente internacionalmente.

O espetáculo teve ainda a “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825-1899), conhecido como o “Rei das Valsas” da Viena de sua época, e a Pizzicatto Polka” de Johann e Joseph Strauss. Por fim, destaque para as sonoridades latino-americanas: “Dança Brasileira nº1”, de Camargo-Guarnieri (1907-1993) e “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992), fecharam as apresentações.

A plateia, em diversas oportunidades aplaudiu de pé a orquestra, que recebia satisfeita a admiração dos patrulhenses.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP