Números da Saúde são apresentados em Audiência Pública

19/02/2020

Hospital atendeu a mais de 44 mil pacientes e postos de Saúde a 74.581 consultas

Os números da Saúde pública de Santo Antônio da Patrulha, do exercício de 2019, foram apresentados na manhã dessa terça-feira (18/02), durante audiência pública promovida pela secretaria municipal e Conselho Municipal da Saúde. Entre os dados apresentados no relatório da secretaria da Saúde, pelo servidor Joy Silva, chamou a atenção o número de pacientes que tiveram consultas realizadas nesse período: 74.581.

Outro dado surpreendente foi trazido pela gerente do Hospital, Louise Chagas, referente ao atendimento na emergência: mais de 44.573 mil atendimentos no ano passado. Desse, 43 mil foram pelo SUS. Internações na psiquiatria também superaram o ano de 2018, passando de 117 a 367. Os exames realizados entre laboratoriais, Raio X, Tomografia, Ecografia, Ecodopler e Mamografia ultrapassaram o número de 209 mil. Louise também desatacou a ampliação e o pioneirismo de procedimentos cirúrgicos, como as oftalmológicas, de laqueadura, vasectomia, entre outras.

Conforme o secretário Charlis Santos, o momento acontece com o objetivo de apresentar à população com transparência como a gestão da saúde está sendo conduzida no Município. “Todos os nossos investimentos, como estão sendo planejados e aplicados, os serviços que oferecemos, tudo pode ser conhecido e avaliado pela população aqui. Agradeço a presença de todos.

O prefeito lamentou ainda o número do absenteísmo na rede básica, apesar de ter reduzido com relação ao ano passado de 8.000 faltantes para seis mil aproximadamente. “ainda é um número muito alto. Quantas pessoas deixam de ter o atendimento em função dessas faltas”, disse. Ele também agradeceu ao presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, que autorizou a transmissão da audiência pelo Facebook, permitindo que a população tivesse o acesso a informação, a qualquer hora. Ela pode ser conferida na íntegra, nas páginas da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

O presidente do Conselho de Saúde, Marcos Linden agradeceu a presença de todos e destacou a importância da comunidade em participar de eventos como esse, contribuindo com a gestão da saúde do município.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP