Novo decreto do Governo do Estado estabelece novas restrições aos municípios.

11/05/2020

O novo decreto do Governo do Estado anunciado no sábado pelo governador Eduardo Leite estabelece novas restrições aos municípios. As mudanças, previstas no chamado Distanciamento Controlado, que consiste em uma nova política de enfrentamento ao coronavírus também atinge Santo Antônio da Patrulha e serão divulgadas na tarde desta segunda-feira (11/05), às 15h pelas redes sociais da prefeitura.

Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas.

Santo Antônio da Patrulha passou de bandeira AMARELA para LARANJA , ou seja, de risco médio/baixo para risco médio.

Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

O modelo de distanciamento envolve duas dimensões: regional e setorial. Os dados desses dois segmentos são cruzados para definir o risco epidemiológico e o nível do distanciamento exigido em cada uma das 20 regiões e em cada um dos 12 grupos de atividades econômicas definidos.

O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte.

COMO O RISCO É CALCULADO

Cada região será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final:

• propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população);

• capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).

Conforme o grau de risco calculado com pesos diferenciados para cada indicador, as regiões recebem uma cor de bandeira.

Fonte: ACS-PREFASAP