Negociações para ativação da Unidade de Filetamento avançam

22/03/2019

Mais um encontro que busca colocar em operação da Unidade de Filetamento de Pescado em Santo Antônio da Patrulha foi realizado nessa quarta-feira (20/03), no gabinete do prefeito. Com a reunião, o prefeito em exercício, José Francisco Ferreira da Luz, Zezo dá continuidade a ações que contam com a participação do Ministério Público, da Emater local e regional e da secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

Na ocasião, o chefe do escritório local da Emater, Paulo Rojan apresentou a produção atual do pescado nas cidades que estão associadas ao projeto de Filetamento no município Patrulhense. No total, mais de 1.200 toneladas são cultivadas, sendo 140 T em Santo Antônio da Patrulha, 7,1 T em Glorinha, 10 T, em Gravataí. Viamão concentra a maior produção, 1.188 T e Alvorada não apresenta o cultivo. Rojan e os demais acreditam que com o funcionamento da unidade, a produção deve aumentar em 20%. “A unidade de filetamento de Santo Antônio da Patrulha servirá para fomentar a produção no município patrulhense, bem como em outros da região”.

Segundo Zezo, algumas melhorias ainda precisam ser realizadas para que a Unidade entre em funcionamento, mas acredita que com a união dos municípios em breve isso será viabilizado. “Precisamos resolver a questão jurídica para que possamos operar, o que será providenciado rapidamente”, assegurou.

Após a reunião, os representes dos municípios envolvidos foram conhecer o prédio do Filetamento e ficaram animados com o espaço. Eles declararam o interesse de iniciar as operações o mais breve possível.

Pronta para entrar em funcionamento na gestão municipal 2009/2012, a unidade não iniciou as operações por problemas relacionados à sua formação cooperativada. Os recursos na ordem de R$ 319 mil foram captados pelo município patrulhense junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da piscicultura familiar nos municípios da região (Capivari do Sul, Glorinha, Gravataí, Viamão e Alvorada) do CONSAD – Consórcio de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento local.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP