Município prorroga decreto de suspensão das aulas presenciais

30/09/2020

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva publicou novo decreto, que prorroga a suspensão temporária das aulas presenciais em função da pandemia de coronavírus. A medida é válida para escolas de Educação Infantil e Fundamental do Sistema Municipal de Ensino.

Conforme o decreto n.º 225, as Escolas de Ensino Fundamental ficarão com atividades presenciais suspensas até 30 de dezembro de 2020. Já as escolas as Escolas de Educação Infantil permanecem sem atividades presenciais até o dia 16 de outubro próximo, período em que nova avaliação deve ser feita para definir se há segurança necessária para o retorno.

A decisão foi tomada na última reunião da comissão de estudos para tratar da volta às aulas. O grupo composto por representantes do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Tutelar, da OAB/SAP, de secretarias municipais, professores, de escolas particulares, entre outros participantes, definiu que o momento ainda não é apropriado para o retorno às escolas.

Por outro lado, o prefeito relatou sua preocupação com famílias e com crianças que estão necessitando muito do funcionamento dos espaços escolares. “Sabemos que muitos pais precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus, filhos, outros estão deixando em ambientes inapropriados e há ainda as situações de crianças em vulnerabilidade por estar tempo demais em casa, onde problemas de toda ordem infelizmente acontecem”, disse.

A secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, apresentou pesquisa feita com familiares, onde a maioria das respostas é contrária ao retorno presencial. E a maior resposta positiva para a volta aos espaços escolares vem de famílias que têm as vagas em escolas particulares contratadas pela prefeitura. Ela lembrou que a prefeitura vem honrando compromissos financeiros com escolas privadas, transporte escolar, entre outros, mesmo sem a realização do serviço.

Dalva informou ainda que as escolas municipais já têm seu plano de contingência para atender os alunos com todas as medidas de segurança. No entanto, em função de o momento ainda não ser de segurança, diante das preocupações apontadas pelo prefeito, somente a Educação Infantil terá a possibilidade de retorno avaliada. Escolas particulares também devem apresentar plano de contingência que será submetido à aprovação.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP