Município oferece capacitação para retomada gradativa da economia

22/04/2020

Com o objetivo de retomar gradativamente atividades econômicas em Santo Antônio da Patrulha, o Comitê Municipal de Combate e Prevenção ao Coronavírus está realizando capacitação para prestadores de serviços e comerciantes patrulhenses. A primeira área a receber capacitação foi a de salões de beleza e barbearias. Os cursos iniciaram no início do mês pelos servidores da secretaria da Saúde do Município.

Quando receberam o treinamento, a prestação desses serviços ainda não estava liberada, como explica a presidente do Comitê, Rosimeri Numer.”É importante se antecipar e estar preparado. Participar da capacitação é fundamental para que o trabalho possa ser desenvolvido seguindo as normas da vigilância em saúde e obedecendo as regras de isolamento social”, disse. Hoje este setor já está atendendo, devidamente certificado pela capacitação.

É o caso do setor do comércio, que iniciou a capacitação na última segunda-feira (20/04). Apesar de ainda não ter autorização para funcionar, a capacitação já está sendo realizada. O prefeito Daiçon Maciel da Silva diz que é preciso o comprometimento dos empresários para o funcionamento dos estabelecimentos com segurança. Ele lembrou a contribuição dos voluntários, que atenderam ao chamado da prefeitura para orientar as pessoas nas ruas, especialmente nas filas, para que não haja aglomeração. No entanto, segundo ele, “os proprietários também devem ser responsáveis pela segurança de seus clientes”, afirmou.

O secretário da Saúde, Charlis Santos lembra que “estamos vivendo em uma guerra onde o inimigo é invisível e só a união de todos nos tornará vencedores”, afirmou. Ele comenta que Santo Antônio da Patrulha está inovando no estado, com esta prática de capacitações. Ele agradeceu ao Comitê pela iniciativa e aplicação do treinamento.

A odontóloga, Raquel Porcher, que junto com outros servidores da secretaria municipal da Saúde tem ministrado os cursos, disse que a aceitação é muito boa. Segundo ela, todos estão conscientes de que o momento exige cuidados e estão dispostos a fazerem a sua parte. Mais informações e inscrições para capacitações pelo telefone 3662.7555.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-Prefasap