Município é pioneiro na criação de estratégia de posicionamento internacional

24/05/2021

Na última semana aconteceu mais um encontro virtual entre a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e demais parceiros no processo de internacionalização do município. Desta vez, o diálogo foi para definir o avanço das relações entre o município e São Tomé, capital do país africano São Tomé e Príncipe, com quem assinou Acordo de Cooperação em janeiro deste ano.

Esta agenda já é parte do cronograma de trabalho conjunto definido na última reunião do grupo realizada em fevereiro, e é o primeiro passo para o cumprimento das propostas expressas no Acordo.

Conforme definido na reunião, a transferência de conhecimentos na área da educação superior será o start neste caminho que as cidades agora trilharão juntas. Com o apoio da FURG, está em avaliação a promoção de uma olimpíada de matemática envolvendo as comunidades escolares de ambas.

Participaram da reunião o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, o presidente da Câmara Distrital de Água Grande em São Tomé, José Maria da Fonseca, o assessor para Cooperação e Diáspora de São Tomé, Horácio da Fonseca Purvis, a secretária da Educação de SAP, Josélia Fraga e o sócio-diretor da Roedel Intl Advisor, Cezar Roedel. Representando a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, estavam o diretor do Campus FURG-SAP, professor Antônio Valente, a vice-diretora, professora Darlene Webler, o secretário de Relações Internacionais, Milton Lafourcade Asmus, e os professores Karin Ritter Jelinek e Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior, representando o Instituto de Matemática, Estatística e Física.

Aderindo ao projeto, inúmeras oportunidades internacionais poderão surgir, inclusive como alternativas para a retomada de vários setores atingidos pela pandemia. Segundo o Dr. Roedel, “o projeto, que ainda está no início, já coloca o município em destaque no Estado, pelo pioneirismo em criar uma estratégia de ação internacional, buscando maior competitividade e desenvolvimento, um ótimo exemplo aos municípios gaúchos”.

Para o prefeito Rodrigo, “o município só tem a ganhar apostando em novos caminhos para seu desenvolvimento, através de uma parceria inédita e que o posiciona de forma estratégica numa esfera internacional”.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS