Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Município comemora semana Dourada para o Aleitamento Materno

imagem-noticia

04/08/2020

A segunda semana de agosto é voltada para a conscientização da importância da amamentação

O leite materno é considerado o alimento mais completo do mundo, devido aos inúmeros benefícios que traz para a criança, contribuindo para que se torne um adulto saudável. Por isso, com o objetivo de estimular a amamentação, o município de Santo Antônio da Patrulha criou em 2018 a semana Dourada para aleitamento materno, que ocorre na segunda semana de agosto. Mundialmente, a Semana do Aleitamento Materno é comemorada de 01 à 08 de agosto. E neste ano, o tema é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. 

De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal da Educação, Daniela Beleza Ribeiro, amamentar é “natural”. Portanto, já é um ato ecológico em si, ajudando na preservação do meio ambiente. Pois quando uma criança é amamentada, não há utilização de mamadeiras, latas de fórmulas e nem a utilização de gás para aquecimento”, explicou. 

Daniela também relata que uma criança que recebe o leite materno é mais saudável e desenvolve um sistema imunológico mais forte, o que faz com que ela fique mais protegida contra várias doenças. “Com isso, o bebê se torna um adulto menos propenso a ter doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, por exemplo” disse. 

Mas amamentar nem sempre é fácil. Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde, Cândida Massulo, muitas mães podem ter dificuldades na hora de ofertar o leite materno. 

É importante que a mulher que esteja amamentando e apresente dor, engurgitamento mamário ou pouca produção de leite, procure um profissional de saúde para receber orientações adequadas. 

A enfermeira da Secretaria da Saúde, Alessandra Pinto informou que em função da pandemia de Covid-19, gestantes, puérperas e crianças de até 02 anos estão sendo atendidas no ESF Menino Deus. “O objetivo é tentar proteger este grupo da doença. E lá, as mamães encontram atendimento de enfermagem, médico de saúde da família, pediatra, odontólogo, nutricionista e psicólogo. O atendimento vai desde a gestação até a puericultura, oferecendo todo o apoio a mulher, para que ela se sinta capaz fisicamente e emocionalmente de amamentar”, destacou.

O acompanhamento da gestante é realizado pela  Dra . Tais Munari. A equipe também conta com a fonoaudióloga Ana Paula Ana Paula Sudbrack. Confira a lista de quem procurar no seu posto de referência: 

Posto de Saúde Bonifacio Jose da Silva (Posto Central- Enfermeira Alessandra dos Santos Pinto e enfermeiro Rodrigo Santiago da Silva
Posto de Saúde da Agasa- Enfermeira Aline Gonçalves Fich

Posto de Saúde do Madre Tereza( posto Central)- Enfermeira Aline Silveira Beust

Posto de Saúde da Varzea- Enfermeira Angelica de Melo

Posto de Saúde do Menino Deus- Enfermeira Daniela Guimarães Hablich

Posto de Saúde da Miraguaia- Enfermeira Eni Lopes Pereira

Posto de Saúde da Varzea- Enfermeiro Gustavo Hanich Kirsch

Posto de Saúde do Bom Prícipio- Enfermeiro Luiz Gustavo Fernandes
Posto de Saúde Vila Palmeira- Enfermeira Priscila Kaiper Rospide
 
 
 
 






 

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ACS

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha