Município comemora 207 anos de instalação do Legislativo Patrulhense

13/03/2018

A Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes, e a Câmara Municipal de Vereadores convidam para a semana de aniversário de instalação do Legislativo patrulhense, que completa 207 anos em 2018, a realizar-se de 2 a 8 de abril.

Santo Antônio da Patrulha comemora duas datas de aniversário ao ano. Uma no dia 3 de abril, que marca a instalação da Câmara de Vereadores, e outra no dia 31 de agosto, data da criação da Capela Curada de Santo Antônio da Patrulha de Viamão, no ano de 1760.

Até o final do ano passado, apenas a data de 3 de abril era oficialmente comemorada. Mas, com a Lei nº 7.952, de 5 de dezembro de 2017, promulgada pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva e aprovada pela Câmara, ficou instituído o Dia Municipal comemorativo da Criação da Capela Curada, que completará, em 2018, 258 anos.

Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros Municípios do Rio Grande do Sul, junto com Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre. Com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo, passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.

Confira a programação semana de aniversário de instalação do Legislativo Patrulhense:

Dia 2 de abril

14h, na Câmara de Vereadores: “Conhecendo o que é nosso” – apresentação da história patrulhense com os principais pontos turísticos da cidade.

19h, na Câmara de Vereadores: Sessão Ordinária do Legislativo, com fala especial do senhor Jaime Nestor Müller acerca de datas históricas de Santo Antônio da Patrulha.

Dia 3 de abril

19h, na Biblioteca Pública Municipal: 2º Recital Versos para Santo Antônio.

Dia 4 de abril

9h: Fantour com guias turísticos da região metropolitana a ocorrer pelos principais pontos e empreendimentos turísticos de Santo Antônio da Patrulha.

19h, na Câmara de Vereadores: Sessão Solene de homenagem às mulheres de destaque em Santo Antônio da Patrulha.

Dia 5 de abril

18h, na Biblioteca Pública Municipal: Colóquio Açoriano – contos à luz de lamparina.

Dias 6, 7 e 8 de abril

17º Aeropinga no Clube Sabiá de Aeromodelismo.

Dia 8 de abril

19h30min, na Igreja Matriz: Missa festiva de encerramento da Semana do Município.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS-PREFASAP