Município busca centelha da Chama Crioula em Capivari do Sul

10/09/2021

Estamos no mês farroupilha e a chama da tradição mais uma vez se acende na terra gaúcha!
Considerado o marco inicial do Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul, a Chama Crioula é uma forma de reforçar o sentimento de pertencimento do gaúcho à sua terra, através do enaltecimento dos valores presentes nas danças, músicas, indumentárias, lidas campeiras e outros componentes do seu perfil.
A chegada da Chama Crioula em cada município se dá através da realização de um ato de geração da centelha, que acontece nas diferentes regiões tradicionalistas do estado. Santo Antônio da Patrulha pertence à 23ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a distribuição aconteceu ontem (09), em Capivari do Sul.
Quem recebeu a centelha para nossa cidade, conforme a tradição local, foi o Piquete Tropeiros do Divino. Seu integrante Juca Reis, importante representante do tradicionalismo de nossa cidade, será o guardião do fogo, mantendo-o aceso em seu galpão até sábado (11). De lá a chama segue para o Corpo de Bombeiros onde permanecerá até o dia 15, quando seguirá para o CTG Patrulha do Rio Grande.
Além dos representantes do piquete, estavam presentes o secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Cristiano Quevedo, e o vereador Sergio Airoldi (Canário), que prestigiaram o grupo patrulhense neste importante momento da nossa cultura.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS