Melhoria na produção de batata inglesa de Santo Antônio da Patrulha

16/02/2016

No último dia 11, quinta-feira, o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente em Exercício Ronaldo Borba acompanhou o produtor de batatas inglesas para a alimentação escolar municipal Alex Koch até o município de Ibiraiaras, para adquirir sementes produzidas pelo agricultor Sérgio Zanetti, credenciado pela EMBRAPA.

A visita ao município no noroeste do Rio Grande do Sul aconteceu pela prioridade da Administração Municipal de Santo Antônio em incentivar os produtores da alimentação escolar a melhorarem seus produtos. Atualmente, a participação da agricultura familiar é de 60%, o dobro do que exige a lei do PNAE – Programa Nacional da Alimentação Escolar.

O primeiro contato com Zanetti foi durante a Expointer 2015, através de Koch que mostrou interesse em conhecer e implantar as novas variedades por serem de melhor qualidade e produtividade.

Dentre as variedades plantadas em Ibiraiaras está a Batata Inglesa Roxa, que possui coloração na polpa e é mais rica em vitaminas, nutrientes e antioxidantes e, portanto, em propriedades anticancerígenas.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP