Mais uma turma de produtores é capacitada para Boas Práticas de Fabricação de Alimentos na FURG

12/04/2019

O vice-prefeito José Francisco da Luz, Zezo, participou do encerramento do curso “Cuidados necessários à manipulação higiênica dos alimentos: o emprego das Boas Práticas de Fabricação", na quinta-feira (11/04) na FURG. A EMATER/RS-ASCAR e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha foram parceiros nesse projeto da FURG/SAP.

O curso faz parte do projeto de extensão "Suporte técnico e capacitação dos produtores rurais de Santo Antônio da Patrulha: qualidade e segurança dos alimentos" coordenado pela Prof. Dra. Francine Antelo. Esse tipo de projeto vem sendo desenvolvido desde 2014, com iniciativa do Prof. Dr. Carlos Roberto Peixoto. Atualmente, a equipe compreende nove professores que ministraram módulos na capacitação oferecida esse ano, entre 14 de março e 11 de abril.

Na edição de 2019,  participaram 24 agricultores, destes, em sua maioria produtores de melado, mel, ovos, doces em calda, aipim, doce de leite, entre outros produtos. Segundo a Professora Francine Antelo, “os familiares desses participantes que também trabalham na agroindústria, são atingidos indiretamente pelo curso”.

A capacitação permite auxiliar as agroindústrias familiares na adequação e manutenção do processamento dos alimentos, visando a qualidade e

segurança alimentar. Além disso, possibilita o cumprimento das legislações vigentes para a ampliação do comércio de seus produtos.

O vice-prefeito Zezo, ficou muito satisfeito com o projeto e com o interesse dos alunos que concluíram a capacitação. Segundo ele, a Prefeitura está realizando estudos para aderir ao Susaf-RS - Sistema Unificado Estadual de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, para  que o município tenha mais autonomia e possa criar condições de comercialização dos produtos vindos das agroindústrias familiares em todo o Estado.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP