Mais uma edição do Caminho Gaúcho de Santiago acontece neste final de semana em Santo Antônio da Patrulha

28/06/2017

A próxima caminhada organizada do Caminho Gaúcho de Santiago ocorre no próximo domingo, dia dois de julho. Santo Antônio da Patrulha foi a cidade escolhida pelo Cônsul da Espanha, José Pablo Aguilar, para sediar o Caminho Gaúcho de Santiago, uma réplica do caminho espanhol de Compostela, percorrido por pessoas do mundo todo. A organização do Caminho Gaúcho de Santiago é da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes e as expedições são realizadas pela agência de turismo Elos Travel.

O Caminho Gaúcho de Santiago é todo sinalizado por placas azuis, setas amarelas e conchas (vieiras), que indicam o percurso a ser percorrido. A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos caminhantes em qualquer dia.

O trajeto tem 12 km e assemelha-se aos últimos 100 km do caminho espanhol.  O ponto de encontro para a caminhada será a Praça Arquipélago dos Açores (em frente à Igreja Matriz), de onde os participantes seguem de ônibus até a RS-030, na localidade de Montenegro. Eles seguem pela estrada Floriano Silveira Ramos, Estrada Boa Vista, localidade de Palmeira do Sertão, até a Rua Adolfo Kreck Filho (em frente ao Parque da Guarda), Rua Ângelo Tedesco, Rua João Pedroso da Luz, Av. Borges de Medeiros, até a Rua Padre Izidoro Resck, retornado à Igreja Matriz Santo Antônio (mesmo local da partida), onde será encerrado o percurso.

A caminhada pode ser realizada de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta e, ao final, o participante que completar o percurso recebe o Certificado de Peregrino.

Durante todo o trajeto, os pregrinos são brindados com paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes, além de mostrar as belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros.

Para informações, os caminhantes devem entrar em contato com a Secretária Municipal da Cultura, Turismo e Esportes pelo e-mail turismo@pmsap.com.br, ou pelos fones (51) 3662-8560 ou (51) 3662-8559. O horário de atendimento da Secretaria é das 12h30min às 18h30min.

Para agendamento e inscrições, interessados devem entrar em contato com a Agência de Turismo Receptivo Elos Travel, pelo e-mail atendimento@elostravel.com.br ou pelos fones (51) 3662.2061 ou (51) 3141.4877. O horário de atendimento da agência é das 8h às 12h das 13h30min às 18h30min.

Os caminhantes também podem fazer suas inscrições diretamente no site da agência, por meio do link:

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS/PMSAP