MAIO VERMELHO: Unidade de Estratégia Saúde da Família realiza ações de conscientização sobre o Câncer de Boca

27/05/2022

Nesta quinta (26), a equipe da Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) da localidade de Miraguaia realizou atividades relacionadas ao Maio Vermelho, o mês de conscientização ao câncer de boca.

Aos moradores locais, foram oferecidas consultas odontológicas e aconselhamento para prevenção do câncer de boca. A equipe foi composta pelo cirurgião dentista Márcio Teixeira, a técnica em Saúde Jucilei da Rocha e toda a equipe de enfermagem.

A Secretaria Municipal da Saúde alerta para os principais sintomas do câncer de boca, como o surgimento de feridas, úlceras que demoram a cicatrizar, manchas brancas ou avermelhadas, sangramentos, inchaço e dormência em partes da boca. Outro sintoma possível é de rouquidão.

A forma mais eficaz de proteção é evitar fatores de risco e manter hábitos alimentares saudáveis. O principal método de diagnóstico é o exame clínico visual. Também recomenda-se o autoexame como medida para a descoberta precoce da doença.

Cuide de você e da sua saúde!

#prefasap #santoantoniodapatrulha #acreditenanossacidade

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA