Litoral Norte registra aumento significativo no número de casos confirmados de Covid-19

03/07/2020

Apesar das medidas mais rígidas impostas pela bandeira vermelha aos municípios que integram a região do Litoral Norte Gaúcho, os casos confirmados de Covid-19 continuam aumentando significativamente. De acordo com os dados emitidos pela 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, da qual Santo Antônio da Patrulha faz parte, houve o aumento de 192 infectados pelo vírus no período de 26 de junho a 02 de julho de 2020.
Até o dia 26 de junho haviam 744 casos confirmados, sendo que 17 resultaram em óbito. Já no dia 02 de julho, seis dias depois, o número foi para 936 infectados e cinco novos óbitos. O aumento de casos confirmados foi de 25,8% em menos de uma semana, já os óbitos de 29,4%. Em Santo Antônio da Patrulha, o número de casos confirmados de Covid-19 subiu de 54 para 75. Desses, 33 estão curados, 40 em recuperação e 2 óbito foram registrados.
Ainda segundo o boletim da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, a faixa etária com mais casos confirmados é de 30 á 39 anos, com  184 dos infectados. Já o índice de mortes é maior dos 60 para cima, com 18 mortes.
O secretário da Saúde, Joy Silva demonstrou apreensão com o aumento. “Fico bastante preocupado com essa crescente tão rápida, nosso sistema de saúde não tem capacidade para atender todos de uma vez, por isso é muito importante que a população continue com o distanciamento e respeito às regras para que possamos controlar a pandemia e sair da bandeira vermelha mais rápido”, concluiu.
Joy também destacou que o município possui uma Unidade de Sentinela Covid-19 para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas localizada na antiga Casa da Criança, logo abaixo o salão da Igreja Matriz. A Unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Após este horário, em caso de urgência, paciente devem se dirigir ao hospital. O telefone para mais informações da Unidade é: 3662.7565.
Em Osório, os casos confirmados foram de 189 para 245. E na outra cidade vizinha de Santo Antônio, Caraá, os positivos subiram de 29 para 36. A região do Litoral Norte é composta por 23 municípios, confira a situação de alguns deles:
Torres:106 confirmados- 01 óbito
Capão da Canoa: 101 confirmados- 04 óbitos
Tramandaí: 78 confirmados- 04 óbitos
Três Cachoeiras:  58 confirmados- 01 óbitos
Imbé: 44 confirmados- 02 óbitos
Terra de Areia: 41 confirmados
Cidreira: 34 confirmados- 02 óbitos
Com os números crescentes, a ocupação de leitos de UTI nos hospitais do litoral norte também subiu. A região possui 24 leitos de UTI Covid-19 e no momento, 15 estão ocupados.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA