Lideranças buscam alternativas para combater o abigeato

21/08/2017

O prefeito Daiçon Maciel da Silva realizou reunião na última sexta-feira (18/08) para tratar do combate ao abigeato no município. Diversos órgãos foram chamados para discussão de uma solução para este problema, que também é de saúde pública.

Prefeitura, produtores, Farsul (Ten. Cel. Jerônimo Barbosa), Patram (Comandante Juares Matias), Polícia Civil (Del. Valdernei Tonete), Brigada Militar (Sargento Olivieira), Ministério Público (Dra. Graziela Veleda), Sindicato Rural (presidente Jorge Dutra), Câmara de Vereadores (presidente André Selistre) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (presidente Samuel Santos) estiveram reunidos para solucionar ou pelo menos amenizar esta situação. O secretário municipal das Obras Trânsito e Segurança, André Randazzo dos Reis, a procuradora Geral do Município, Digiane Stecanela e representantes da secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente também participaram da audiência.

O delegado de Polícia, Valdernei Tonete, bem como o Sargento Oliveira (Brigada Militar) falaram da dificuldade em realizar um patrulhamento rural, em virtude da falta de efetivo. No entanto confirmaram a união de esforços para estabelecer uma ronda periodicamente.

O comandante da Patram, Juares Matias sugeriu um trabalho mais focado no serviço de inteligência, criando uma rede de comunicação entre produtores e órgãos de segurança para que as movimentações suspeitas possam ser monitoradas.

A promotora pública, Dra. Graziela Veleda falou da importância dessa força tarefa que se estabelece e disse que um TAC – Termo de Ajuste de Conduta poderá ser firmado, estabelecendo inclusive, penalidade para aqueles estabelecimentos que comercializarem carnes sem procedência, além da multa cobrada pela Vigilância Sanitária.

O prefeito além de agradecer o pronto atendimento de todos os representantes de tantos órgãos, disse que ficou muito satisfeito com o empenho dos presentes em resolver o problema. “O Município irá intensificar o trabalho da Vigilância Sanitária, pois se o abigeato existe é porque também existem compradores dessas carnes roubadas. E o pior de tudo, é que a população está correndo um risco enorme em consumir carnes de animais que muitas vezes, foram recém vacinados e, além disso, são abatidos cruelmente. Registros dos produtores mostram terneiros prontos para nascer, de um animal morto pelos criminosos”, finalizou Daiçon.

Fonte: ACS-PREFASAP