Lar Oscar Vargas e Luzia Catarina é entregue à comunidade

09/06/2015

Foi entregue, no dia 16 de maio, o novo asilo de Santo Antônio da Patrulha Lar Oscar Vargas e Luzia Catarina. O espaço é a fusão do antigo Lar Oscar Vargas da Silva, que ficava, ao lado do hospital e acolhia apenas homens, e do extinto Asilo Luzia Catarina, que encerrou suas atividades no ano passado e acolhia apenas mulheres.

A Congregação de Padres Vicentinos, mantenedores da casa para mulheres, tiverem que fechar o espaço por dificuldades financeiras e também pela distância com a unidade gestora que se situa em Porto Alegre. A partir daí, a comunidade começou a lutar pela reabertura da habitação e contou com a ajuda da então vereadora, hoje Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glória Terra, que não mediu esforços devolver o lar para àquelas pessoas.

Após muitas tratativas com os Vicentinos, para que cedessem o espaço para Santo Antônio, e com o Lar Oscar Vargas para que fosse feita a fusão entre os dois asilos, fez-se a união entre dois lares. Assim, administrado pela diretoria da Instituição Filantrópica Lar Oscar Vargas, a prefeitura mantém a instituição através de convênio atendendo homens e mulheres, contando também com ajuda da comunidade.

Vilma Serafini Corneli, de 88 anos é uma das moradoras do novo Lar. Foi ela quem fez a doação do terreno para os Vicentinos anos atrás, realizando um desejo da filha, Luzia Catarina, falecida aos 15 anos, mas que desde os 5 já queria que ali fosse construído uma casa para cuidar de pessoas idosas.

A Secretária Glória Terra salienta a importância de realizar o sonho daquela comunidade e que a ajuda da gestora do Lar Oscar Vargas, Sônia Müller, foi indispensável para a concretização deste sonho. “Significa muito para mim devolver para a sociedade um espaço totalmente reformado e que foi cuidadosamente feito com um toque todo especial. Saber que 23 pessoas que tanto fizeram pelo município hoje podem ser recompensadas por ele, com um lugar adequado, valorizando-os e cuidando-os com todo o carinho que merecem,” completa Glória.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS/PMSAP