Lançada a 8ª Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha

28/06/2018

Foi lançada nesta quarta-feira (27/06) a 8ª edição da Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha. De 8 a 12 de agosto, mesmo período em que é realizado o Festival Moenda da Canção, o município contará com mais este evento que valoriza a cultura e busca incentivar a leitura nos patrulhenses.

Durante o encontro com diretores das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Ana Clara Maciel, presidente do Grêmio Literário Patrulhense, foi convidada a ser a Patrona da Feira 2018.Também foram revelados os escritores homenageados: Pablo Morenno e João Ferreira da Luz, bem como a Escritora Homenageada desta edição da feira, Regina Barcellos.

Também participaram do evento, o vice-prefeito, José Ferreira da Luz, a secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha e o Patrono da Feira do Livro 2017 Hermógenes Silveira.

A secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli disse que a escolha dos nomes está ligada com a importância que eles têm para o fortalecimento da literatura patrulhense. “Embora a Ana Clara ainda não tenha uma obra publicada, há 29 anos ela é responsável pela realização da antologia Poesia na Praça, um trabalho belíssimo, incentivando a produção literária patrulhense. Já o irmão do nosso vice-prefeito, o João Maraca, como é conhecido, leva o nome de Santo Antônio mundo a fora. Ele, que é professor na Fundação Getúlio Vargas, percorre o país inteiro divulgando nossa cidade. O professor Pablo Morenno foi escolhido para trabalhar com nossas crianças, a exemplo da Leia Cassol, no ano passado. Dona Regina Barcellos merece muito essa homenagem especial, pois ela foi pioneira na literatura infantil no nosso município.”

A patrona recebeu a notícia com surpresa, mas com muita alegria. Ela agradeceu o reconhecimento e disse que se empenhará para que uma linda Feira aconteça.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva, emocionado, falou de sua realização em ver a continuidade da Feira do Livro, iniciada no seu mandato anterior como prefeito. Disse que a escolha da patrona e dos homenageadas foi muito acertada e reforçou a importância do trabalho realizado pelo Grêmio Literário Patrulhense no município. Lembrou ainda dos Incentivadores de Leitura, da rede municipal de ensino que despertam nos alunos, desde bem pequenos o gosto pela leitura.

Na ocasião, a secretária Dalva Provenzi de Carli entregou os kits com obras literárias para todas as escolas municipais e professoras da EMEI Fatia do Sol promoveram o momento cultural “Emília conhece novos valores”.

Promovido pela prefeitura, através das secretarias da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes a Feira do Livro 2018  acontecerá no Parque Caetano Tedesco em conjunto com o Feira de liquidação de inverno da ACISAP .

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: ACS-PREFASAP