João Batista Adam é nomeado secretário interino da Agricultura

23/05/2019

João Batista Adam foi nomeado secretário interino de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) nesta semana. “O Batista já foi agricultor, conhece as necessidades e potencialidades no meio rural, que em nosso município é tão amplo. É responsável e dedicado e, teve a oportunidade de mostrar que pode responder por uma área tão importante”, disse o prefeito Daiçon Maciel da Silva sobre o convite ao diretor da pasta.

André Randazzo dos Reis, Deco, que desde outubro de 2017 acumulou a secretaria das Obras e da Agricultura, disse que duas pastas tão importantes como essas, precisam de toda a atenção necessária e confessa: “comandar os dois setores, apesar da qualificada equipe de servidores, exige muito tempo e dedicação. Me esforcei bastante, mas percebi que só posso dar conta de uma área, para que o serviço tenha a qualidade que exige”.

Ele destacou que, apesar das dificuldades, pode comemorar muitas conquistas nesse período, como a adesão ao SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. “Uma medida que contou com o trabalho forte também do vice-prefeito Zezo e que permitirá que produtos patrulhenses possam ser comercializados em todo o estado”. E cita outros exemplos:

- O reforço às Patrulhas Agrícolas. Os equipamentos, como tratores, roçadeira, entre outros, que foram entregues nas comunidades de Rincão do Herval, Catanduvinha e Serraria Velha, estão auxiliando no trabalho e desenvolvimento dessas comunidades.

- 10 microaçudes. A Emater elaborou os projetos com a participação do Conselho Municipal de Agricultura.

- Redes de água em Barro Vermelho, Morro Grande, Portão ll e Pinheirinhos. No total, 320 famílias passarão a receber água potável.

O ex-secretário ainda relacionou algumas atividades novas que foram implantadas no departamento de Meio Ambiente e que também demonstra o cuidado e olhar do Município para esta área, como o início da destinação correta para resíduos eletrônicos, óleo de cozinha e a Política de Logística Reversa em relação ao comércio de lâmpadas. Além disso, também passamos a integrar o sistema apresentado pela TerraCycle, programa que recicla o “não reciclável” comumente, aumentando a possibilidade de descartes que podem ser reutilizados, como esponjas de limpeza doméstica a instrumentos de escrita, embalagens de fraldas e absorventes, entre outros.

Ele deseja sucesso ao colega e diz que acredita no bom trabalho de Batista, que “sempre deu o melhor de sim junto à SEMAM”, afirmou.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP